Como identificar os principais sinais de Autismo

Quando aparecem os primeiros sinais de alerta?

Os primeiros traços e sinais característicos da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) podem ser detectados muito cedo. Algumas crianças começam a mostrar algumas características com alguns meses de idade, outros por vezes parecem ter um desenvolvimento típico durante os primeiros meses ou anos de vida e só então começam a apresentar sintomas. Geralmente, por volta dos 2 anos de idade muitos destes sinais tornam-se mais evidentes, no entanto alguns destes sinais podem ser identificados muito cedo, mesmo antes dos 18 meses. Contudo, alguns sinais podem ser tão leves que poderão apenas vir a ser identificados já na adolescência ou na vida adulta.

Cerca de metade dos pais de crianças diagnosticadas com PEA começaram a identificar algumas características quando seus filhos completaram 12 meses, e entre 80% a 90% identificaram sinais aos 2 anos. As crianças autistas terão esses sintomas ao longo da sua vida, mas é possível que estes melhorem ou se alterem conforme crescem e se tornam adultos.

Por este motivo é muito importante iniciar a intervenção e trabalhar com estas crianças o mais cedo possível. Identificando deste modo qual ou quais as intervenções terapêuticas mais adequadas, mesmo que haja apenas uma suspeita clínica. A intervenção precoce pode ter um impacto vital na qualidade de vida da criança que a vai afectar durante todo o percurso da sua vida.

Principais sinais em crianças

Contacto Visual

Muitas pessoas com autismo têm dificuldade em manter contacto visual, ou seja têm dificuldade em olhar nos olhos mesmo que seja apenas uns breves instantes. Muitos poderão evitar por completo este tipo de comunicação mesmo quando alguém fala com a criança ou a chama.

Não responder quando é chamado pelo nome

Muitas vezes é confundido com surdez ou algum nível de deficiência auditiva, muitos autistas costumam não atender pelo nome quando são chamados. Como se não estivessem a ouvir, apesar de não apresentarem qualquer dificuldade auditiva.

Linguagem e Comunicação

Não falar ou não fazer gestos para comunicar é um sinal muito característico nas crianças com PEA. Pode haver um atraso considerável na aquisição de vocabulário.
A capacidade das crianças com PEA de se comunicar e usar a linguagem depende do seu desenvolvimento intelectual e social. Algumas podem não ser capazes de se comunicar usando a fala, e outras podem ter capacidades de linguagem muito limitadas.
No entanto, algumas crianças com autismo podem ter vocabulário rico e falar sobre assuntos específicos com alto nível de detalhe. Outras, têm problemas com o significado das palavras e frases ou em compreender a linguagem corporal e os significados dos diferentes tons vocais.
Todas estas dificuldades afetam a capacidade das crianças com autismo de interagir com familiares e especialmente com seus pares.

Partilha de interesses e atenção

A partilha de interesses é uma atitude típica entre as crianças desde muito cedo, faz parte da interação social.
Quando a criança não partilha os seus interesses ou quando quer algo ou encontra algo interessante ou não olha quando apontamos algo, é outro sinal bastante característico nestas crianças. Esta partilha pode ser gestual ou verbal, através de sons ou através do simples gesto de apontar com o dedo.

Movimentos repetitivos

Fazer movimentos ou percursos repetitivos sem função aparente é um dos sinais mais característicos. Os mais comuns são abanar repetidamente as mãos, balançar o tronco para frente e para trás, abanar a cabeça. Podem também abanar objectos em frente aos olhos, geralmente muito perto da cara.
Estas crianças podem também fazer repetidamente o mesmo percurso, seja ele curto ou longo, simples ou elaborado, durante muito tempo seguido.
Muitas crianças também vão mudando as suas estereotipias conforme crescem.

Brincar

Geralmente as crianças com PEA têm uma forma pouco convencional de brincar, seja com brinquedos ou com objectos da casa.
Por exemplo, em vez de brincar com um carrinho como se fosse uma veículo, a criança poderá apenas estar interessada em girar as rodas. Pode mostrar um interesse invulgar ou intenso em objectos aparentemente banais. Poderão por exemplo, focar-se em apenas uma parte do brinquedo, não brincando com ele de forma funcional. As brincadeiras resultantes apresentam por norma um padrão repetitivo e aparentemente não construtivo.

Rotina e Previsibilidade

A rotina traz à criança com autismo previsibilidade que se traduz em conforto e segurança. Para uma criança com autismo é muito importante saber o que vai acontecer a seguir sem grandes surpresas.
As pessoas com autismo podem por este motivo ficar presas a rotinas de maneira inflexível. Em casos mais extremos podem querer fazer sempre a mesma coisa, nos mesmos horários com as mesmas pessoas. Podem ficar muito presos a rotinas o que irá causar bastantes transtornos no seu dia-a-dia.

Hiperfoco e Interesses Restritos

Frequentemente, as pessoas com um PEA têm interesses muito especializados e por vezes pouco comuns.
Por exemplo uma criança pode-se interessar por geografia e saber todos os países, capitais e as respectivas bandeiras.
Pode ter uma obsessão por um assunto específico, quer saber tudo sobre esse tema, de tal modo que chegam a tornar-se especialistas nesse assunto. Por muitos, essa característica é considerada uma vantagem em algumas áreas profissionais, a depender do assunto de interesse, mas pode ser uma fonte de problemas se a pessoa não souber gerir o seu tempo e apresentar flexibilidade para aprender outras coisas. Nas crianças mais pequenas estes interesses podem ser vários e vão mudando conforme a criança cresce, podem ser os números e letras, comboios, dinossauros, anatomia, planetas ou até mesmo coisas menos vulgares como por exemplo motores de carros, tampas de saneamento, montras de lojas, animais ou a canalização da casa.

Ecolalia ou Linguagem Repetitiva ou Restrita

As crianças com autismo podem dizer coisas que aparentemente não têm significado ou que não têm qualquer relação com o que está a acontecer. Podem também repetir palavras que ouviram. Esta é uma condição chamada ecolalia.
A ecolalia imediata ocorre quando a criança repete as palavras que alguém acabou de dizer e a ecolalia retardada, quando ela repete palavras ouvidas anteriormente.
Outra característica bastante comum da ecolalia acontece quando a criança repete ou se comunica frases que ouviu por exemplo na televisão, em desenhos animados, em filmes ou músicas.
Na maioria dos casos esta imitação é exacta quer na construção frásica quer na entoação. Estas recitações podem acontecer dentro ou fora de contexto.

Alinhar Objectos

Alinhar objetos, muitas vezes classificá-los por cor ou por tamanho é muito comum nas crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Na maioria das vezes ficam transtornados quando a ordem dos objectos é alterada ou quando o adulto ou outra criança tentam fazer alguma mudança.

Sensibilidades

Muitas vezes esta é uma questão à qual se dá pouca importância mas pessoas com autismo frequentemente reagem de maneira excessiva ou deficitária às sensações.
Podem sentir repulsa extrema a certos odores e gostos. Podem inclusivé sentir dor ou extremo desconforto ao experienciar certos sons ou luzes. Podem ter extrema sensibilidade ao toque de certas texturas, seja em objectos comuns ou aos materiais da roupa, por exemplo.
Podem reagir a sensações de dor, calor ou frio de maneira pouco comum, que outras pessoas podem considerar perturbadoras.

Inteligência

Existe um estigma grande quanto às capacidades e inteligência de pessoas autistas. Tal como nas crianças neurotípicas, a variação de QI nas pessoas com autismo é a mesma.
A grande dificuldade na navegação das tarefas diárias está directamente relacionada com todas as questões mencionadas acima, é por isso que a intervenção precoce é muito importante. Pois uma pessoa com autismo pode ter ser extremamente inteligente mas mesmo assim não irá ter qualidade de vida e ser dependente dos outros se não conseguir ultrapassar ou lidar com as suas sensibilidades, flexibilidade, capacidade de comunicativa e de interacção social. Todas as pessoas com PEA são diferentes, a inteligência não é um factor relevante de diganóstico.

Procura de Diagnóstico

Estas são as principais características de autismo nas crianças, contudo se detectar pelo menos três destes sinais no seu filho, é importante que consulte um médico neuropediatra ou as refira ao pediatra.
Poderá consultar o teste de referência M-Chat que é aplicado pelos profissionais de saúde para um primeiro rastreio neste link.

Back to Top