O meu filho anda em bicos dos pés.
Porque é que isto acontece?

Será apenas uma fase?

Andar em bicos de pés é comum quando as crianças começam a andar, isto acontece para que esta seja capaz de andar sem apoio. O sistema vestibular (equilíbrio e movimento) e propriocetivo (consciência corporal) ainda estão em desenvolvimento.

Se ao longo do desenvolvimento a criança continuar a andar em bicos de pés, pode ser um sinal relacionado com alterações no desenvolvimento físico ou neurológico.
Quando a criança continua a andar nas pontas dos pés para além dos 2 anos, poderá ser um sinal de alerta.

Sinais de Alerta

Atraso no desenvolvimento motor global: O desenvolvimento da criança ocorre de forma global, ou seja, todas as áreas ou campos do desenvolvimento atuam conjuntamente no processo evolutivo. A integração entre o sistema visual e motor é denominado integração viso motora. Esta função é definida como o grau em que a percepção visual e os movimentos dos membros, neste caso, ações dos dedos e das mãos, estão bem coordenados. Este termo é bastante geral e reflete na verdade duas funções distintas e independentes: a percepção visual e o controle motor fino. Pode-se sugerir que problemas de coordenação motora global e integração viso motora pode prejudicar o desempenho da criança no seu papel ocupacional, podendo gerar dificuldades académicas, como cópia de figuras, recorte e escrita, e também na realização de diversas atividades de vida diária, como comer, atividades de auto-cuidado e de lazer.

Alterações no processamento e modulação sensorial que dificultam a coordenação dos movimentos. Resposta aumentada ou diminuída relativamente às informações vestibulares, que corrompem o sentido de equilíbrio e a orientação espacial da criança.

Sistema propriocetivo hipossensível: perceção da criança quanto à posição e movimento do seu corpo.

Hipersensibilidade tátil: a criança tem a sensação de que a pressão na parte inferior dos pés ou do calcanhar é desagradável.

Tónus muscular baixo: A hipotonia ou o tônus muscular baixo é a diminuição da força muscular e dos músculos. Quando estes músculos estão fracos, as crianças tendem a usar o padrão de bicos de pés para receberem maior resposta sensorial. Crianças com baixo tônus muscular podem apresentar atraso nas habilidades motoras, semelhantemente podem apresentar também, dificuldade de coordenação motora e fraqueza muscular, entre outras condições.

Quando procurar ajuda?

Se ao longo do desenvolvimento a criança continuar a andar em bicos de pés, pode ser um sinal relacionado com alterações no desenvolvimento físico ou neurológico.
Caso a criança continue a andar frequentemente nas pontas dos pés após os 2 anos de idade, deverá procurar uma avaliação de processamento sensorial, poderá também consultar um terapeuta ocupacional ou um fisioterapeuta para uma avaliação do que poderá estar a causar este comportamento e definir quais serão as terapias mais adequadas.

Back to Top